quarta-feira, 15 de julho de 2009

Afinal, o que é soluço?

O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) simultâneo à contração do diafragma (músculo respiratório situado entre o abdômen e o tórax). A maioria dos casos de soluço tem duração breve; mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. Embora raros, em alguns casos o soluço pode se tornar crônico e durar anos. Procure o médico se as crises de soluço durarem mais de 24 horas (principalmente se interferirem com o sono). Soluço crônico usualmente requer acompanhamento neurológico.
E o susto, cura o soluço? Ao levar um susto, a pessoa tende a fazer uma forte inspiração, o que aumenta o volume de ar nos pulmões. Os pulmões, por sua vez, pressionam o diafragma e fazem com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Ou seja, o susto até pode funcionar. Mas há outros métodos, como inspirar e segurar o ar por alguns instantes, ou tomar um copo de água com o nariz tampado.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O peixe-boi

Roliço, grande, pesado, com jeito de peixe e se alimentando de capim. Afinal, que bicho é esse? É o peixe-boi. Mesmo com "peixe" no nome, ele é um mamífero. Apesar da cara de poucos amigos, ele é um animal bastante dócil que se alimenta apenas de vegetais (é um herbívoro). Habita os rios, estuários e o mar nas regiões intertropicais. No Brasil, existem duas espécies: o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico. Sobretudo por causa da caça indiscriminada, o peixe-boi marinho é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil.
A caça indiscriminada, pela crença popular de que possui 7 carnes diferentes, para obtenção de óleo, couro e até mesmo carne, o peixe-boi foi quase exterminado antes que sua caça fosse proibida. Em algumas cidades do interior do Amazonas, o peixe-boi ainda é uma carne altamente apreciada e abatida, apesar da proibição do IBAMA.
As redes de pesca, por serem mansos e se aproximarem dos barcos ficam enredados nelas e morrem afogados ou nas mãos dos pescadores.
O peixe-boi é um animal lento, que gosta das águas pouco profundas e de manter-se perto da superfície (para alimentar-se e respirar), coisas que o transformam em vítimas freqüentes dos barcos que navegam rapidamente e sem o cuidado adequado.
De hábitos solitários, raramente são vistos em grupo fora da época de acasalamento.
Possuem baixa taxa reprodutiva: a fêmea tem geralmente um filhote a cada três anos, sendo um ano de gestação e dois anos de amamentação e vivem em média 50 anos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O maior sapo do mundo!

Na verdade trata-se de uma rã. As rãs pertencem ao mesmo grupo dos sapos que chamamos de Anfíbios Anuros (representados pelos sapos, rãs e pererecas), se caracterizam por apresentar pele lisa e membranas entre os dedos dos membros posteriores (como num pé de pato). Esta rã gigante da foto é a Conraua goliath. Uma espécie africana de anfíbio anuro, encontrada numa área restrita compreendendo regiões dos Camarões e Guiné Equatorial. Pode medir até 40 cm e pesar 3 kg. Mas moradores daquela região relatam a existência desses animais ainda maiores com o dobro do peso, mas sem nenhum registro científico que comprove. De qualquer forma, esta espécie é o maior anuro existente no mundo.

Também chamadas de rãs Golias, possuem uma capacidade de salto impressionante, podendo saltar cerca de 3 metros de uma só vez, mas devido ao seu peso, elas se cansam rapidamente após dois ou três saltos. Porém, como sempre devido à ação do homen, a população das rãs gigantes tem diminuido bastante devido a destruição do seu habitat, pelo fato de serem comercializada como animal de estimação. Não parando por ai, elas também são consumidas localmente como carne exótica e podem valer até três mil dólares por colecionadores dependendo do tamanho e peso.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Manga com leite faz mal. Mito ou verdade?

Que nada, só faz bem! A má reputação dessa mistura não passa de um mito, fabricado intencionalmente na época do Brasil Colonial. "O leite era, então, um alimento bastante raro, e caro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho. Como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda, que sobreviveu até hoje", afirma a nutricionista Anita Sachs, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Restava, portanto, aos escravos se contentarem com os frutos das mangueiras, que, ao contrário do leite, eram abundantes nas grandes propriedades rurais.
Os dois alimentos formam, na verdade, uma combinação bastante saudável. "A manga contém altos teores de ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A - além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína", diz a engenheira agrônoma Elizabeth Ferraz da Silva Torres, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Alimentos em Questão - Uma Abordagem Técnica para as Dúvidas Mais Comuns. O leite, por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. Moral da história: um coquetel de manga com leite garante fartas doses de vitaminas e sais minerais dos mais importantes para o organismo humano.



O Falcão Peregrino, uma máquina voadora.

O Falcão Peregrino, em nosso país, aparece apenas no verão entre Novembro e Abril, vindo da América do Norte, fugindo do inverno boreal. É visto pousado sobre prédios altos, de onde lança-se em vôo para capturar aves, sua principal presa, entre elas o pombo doméstico. Também gosta de morcegos. Voltam todo ano para os mesmos pontos sendo bem fiel ao local. Na sua viagem migratória, alguns chegam a percorrer 22 mil km. É o mais rápido dos seres vivos atingindo quase 300 km/h, é certamente uma das mais espetaculares e admiradas aves da fauna mundial. É uma ave de médio porte com grandes olhos negros. Trata-se de uma espécie ornitófaga, isto é, alimenta-se quase exclusivamente de aves. Mas apesar de ser um especialista, a sua ação predatória pode incidir sobre um número notavelmente alargado de presas.
Estão documentadas capturas de espécies tão pequenas como chapins ou tão grandes como gansos, e mesmo de outras rapinas como corujas e gaviões.
Em seu vôo picado, a violência do impacto é de tal ordem, que muitas das aves deste modo abatidas apresentam geralmente asas partidas, contusões múltiplas, ou cortes profundos e mais ou menos extensos infligidos pelas garras do falcão em pontos vitais. São mesmo conhecidos casos em que a infeliz presa é decapitada em vôo, o que diz bem do poder deste excepcional predador, o falcão peregrino.
Como existe várias subespécies pelo mundo, seu tamanho varia de 38 a 53 cm de comprimento, com uma envergadura de asas de 89-119 cm e peso de 0,6-1,5 kg. As fêmeas são maiores que os machos sendo esse o principal dimorfismo sexual. Na época de reprodução, uma vez por ano, põe três ou quatro ovos num penhasco, diretamente sobre o solo, sem fazer ninho. Os ovos são incubados pelo casal de pais ao longo de cerca de um mês. Graças à sua eficiência como predador, é uma ave nobre, sendo uma das preferidas na arte da falcoaria.

Este assunto foi sugerido por meu amigo Ângelo.

A temida Planta Carnívora!

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam uma planta carnívora não se alimenta de humanos ou pedaços de humanos! Uma vez que a maioria é de tamanho relativamente pequeno (embora algumas espécies, como as do gênero Rafflesia, podem atingir um metro de altura) e tempo gasto entre captura e digestão é considerável (cerca de 12 horas). Este nome, “planta carnívora”, foi dado a estas dicotiledôneas pertencentes à ordem Sarraceniales por nada mais nada menos que o famoso naturalista Charles Darwin. Estas são encontradas em todos os continentes, em climas variados.
Essas plantas possuem adaptações que permitem atrair suas presas, aprisionar, matar e digeri-las. Cores atrativas, aroma adocicado, pêlos sensitivos, secreção de líquido viscoso que impede a fuga do animal, estruturas espinhentas que se fecham na presença da presa, folhas escorregadias, dentre outras estratégias, permitem com que se alimentem de invertebrados e pequenos mamíferos e anfíbios, por processos mecânicos e químicos.
Incrivelmente, estas plantas realizam fotossíntese como fonte de nutrição. Entretanto, por serem típicas de solo pobre em determinados nutrientes – como nitrogênio, fósforo e potássio - complementam a alimentação digerindo tais presas. A digestão ocorre com o auxílio de enzimas digestivas. Sabe-se hoje que essas plantas possuem, também, enzimas que desempenham um papel bactericida e fungicida – o que é compreensível se nos lembrarmos que o processo de digestão nestas espécies é lento e naturalmente, caso não houvesse tais moléculas, ocorreria uma competição entre a planta e estes decompositores. Assim, o complexo de enzimas presente nessas plantas permite a preservação e digestão do alimento até que seja, de fato, consumido. Após a absorção dos nutrientes, o exoesqueleto e materiais não digeridos são eliminados e levados pelo vento ou água das chuvas.

domingo, 5 de julho de 2009

Semana começando :D

Venho desejar a todos que estão passando por aqui uma excelente semana e avisar também que, sendo a semana sempre tão corrida, talvez não terei tanto tempo assim para publicar alguma coisa. Mas sempre quando der um tempinho, pode ter certeza, estarei aqui ;D . Abraços!

Olhe para dentro de você!

O organismo é realmente impressionante! Suas estruturas e seu funcionamento. Para admirar melhor essa perfeita obra, devemos olhar para as pequenas estruturas que a forma.CÉLULAS NERVOSAS: Estas são mais conhecidas como neurônios e nosso sistema nervoso contém milhões delas. Para poder transmitir o impulso nervoso, os neurônios contêm os dentritos (uma série de ramificações que mantém contato com outras células para receber a informação); o corpo celular (processa os dados recebidos) e os axônios (umas projeções que transmitem a mensagem processada no corpo celular). O neurônio desta imagem pertence à cobertura da parte superior do cérebro, uma zona em que se regula a atividade muscular e a coordenação. Incrível!
INTESTINO DELGADO: O intestino delgado é a maior parte do sistema digestivo, podendo chegar a medir até oito metros. Por esse motivo, se dobra formando uma série de pregas que aumentam a área de absorção dos nutrientes que chegam através do alimento ingerido. Nesta imagem podemos ver como é o tecido conjuntivo (em marrom) e as células epiteliais (em vermelho).
LÍNGUA - PAPILAS GUSTATIVAS: A língua é constituída de uma série de células conectadas à fibras nervosas que se encarregam, entre outras tarefas, de perceber o gosto das coisas que colocamos na boca. Ainda que se encontrem principalmente na língua, também podem aparecer na faringe. Um humano adulto possui cerca de 10 mil, mas que vão se perdendo com o passar do tempo. Na imagem podemos ver a classe mais comum das papilas gustativas: as filiformes, que ajudam a processar o alimento e transmitem a informação tátil ao cérebro.

Porque os feijões mexicanos pulam??

Boa pergunta! Qual seria o segredo por tráz desses feijões saltitantes? Para quem nunca ouviu falar, os feijões mexicanos saltitantes são vendidos em loja de souvenir ou por vendedores ambulantes nas fronteiras do México, uma febre nos Estados Unidos. E quem não ficaria encantado com feijões que pulam e rolam sozinhos?
Bem, o feijão saltitante não é bem um feijão e tão pouco um grão. Na verdade, trata-se da semente de um arbusto decíduo (Sebastiana pavoniana) que cresce principalmente no deserto selvagem do México. Essa sementinha tem três partes e cada uma dessas partes pode ser um “feijão saltitante”. Como assim?
A culpa é de uma mariposa. Isso mesmo! Dentro de algumas das partes da semente deste arbusto, tem uma larva de mariposa que são pragas agrícolas. Ela é a verdadeira saltadora da história. Durante a primavera e o verão, a fêmea coloca seus ovos sobre as flores femininas do arbusto, exatamente no ovário imaturo.
Quando os ovos eclodem, as larvas começam a comer todo o conteúdo que se tornaria uma semente. Assim, elas vão crescendo ali e construindo uma espécie de “forro” no interior da semente com os fios de seda produzidos pelas glândulas salivares. Esse forro, seria uma espécie de casulo. O movimento da larvinha para a construção do seu casulo dentro da semente, acaba causando os “pulos do feijão”.
Os saltos do feijão seguem seus movimentos e vibrações durante semanas ou meses. Com o tempo os saltos deixarão de acontecer, a larva se torna uma pupa e então sofre metamorfose. Até seis meses depois, adultos mariposas surgirão a partir do “feijão” e certamente irão a procura de mais flores para colocar seus ovinhos.
Pronto! Revelado o segredo dos feijões mexicanos saltitantes!
Os "feijões" com as larvinhas dentro são vendidos assim. Coitadinhas!

Tchau Tartaruguinhas!

Quem já teve a oportunidade de presenciar uma cena dessas sabe como é lindo. Uma vez eu pude ver, acompanhei biólogos soltando as tartaruguinhas para seu habitat natural. Isto aconteceu em Farol, Campos-RJ, onde há o Projeto Tamar e quem tiver a curiosidade dê uma passadinha por lá ou em outra localidade do Projeto.
O nome Tamar foi criado a partir da contração das palavras “tartaruga marinha”.
Este Projeto tem como objetivo salvar e proteger as tartarugas marinhas do Brasil.
Essas atividades envolvem cerca de 1200 pessoas, a maioria moradores das comunidades, e são essenciais para a proteção das tartarugas marinhas, pois melhoram as condições do seu habitat e reduzem a pressão humana sobre os ecossistemas e as espécies.
Para mais informações, visitem o site do projeto: http://www.tamar.org.br/


sábado, 4 de julho de 2009

Viemos de uma sopa?

Muitos cientistas tentaram achar uma solução para explicar como a vida se iniciou. As possibilidades mais levantadas foram:
- O criacionismo: A mais antiga das idéias e aceita por fiéis de diversas religiões, esta teoria afirma que os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade e que possuem a mesma forma com que foram criados. Ou seja, não sofreram mutação.

- Panspermia : Nesta defendem que a vida teria se formado em outro planeta e trazida para cá por meios de esporos ou formas de resistência, aderidos a meteoritos que caíram e continuam caindo aqui. Porém, esta teoria não é muito esclarecedora, pois, se seres vivos vieram de outro planeta, como que essa forma de vida surgiu por la? - Origem por evolução química : E por último, e não menos importante, esta teoria é a mais aceita entre os cientistas. Acredita-se que por meio de uma evolução química de alguns compostos, tenha surgido a primeira forma de vida na terra. A terra estava passando por um processo de resfriamento, que permitiu o acúmulo de água formando os mares primitivos. Na atmosfera primitiva havia moléculas orgânicas que eram arrastadas pelas águas das chuvas e se acumulavam nos mares primitivos. Esses mares eram verdadeiras "sopas nutritivas", ricas em matéria orgânica. Essas moléculas poderiam ter se agregado e originado os coacervatos. Estes não eram seres vivos, mas uma primitiva organização de substâncias orgânicas. Acredita-se que, quando adiquiriram a capacidade de reprodução ( surgimento de um material genético) e um evoltório, como uma membrana, surgia assim a primeira forma simples de vida.
Vai uma sopinha ai? ;D

Profissão? Profissões!

Serei Professora de Biologia e Bióloga. Escolhi as profissões perfeitas para mim! Não me vejo fazendo outra coisa que me deixaria tão feliz quanto estas.
Poder lecionar uma matéria que tanto gosto e adimiro.
Porém, para ser professor não basta apenas gostar da matéria, e sim gostar de estar em contato com as pessoas, ter paciência na hora de ensinar, respeitar as dificuldades de cada um, transmitir interesse pela matéria para que os outros também tenham, etc.
Estar em contato com a natureza e suas diversas formas de vida e poder entendê-las é uma satisfação muito grande.
Posso dizer que sim, estou na profissão certa!
"Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

Borboleta voando a noite ? Não é borboleta!

As BORBOLETAS voam durante o dia e possuem asas de cores brilhantes e variadas, quando pousam mantém as asas fechadas, perpendiculares ao corpo e as antenas parecem um mini taco de golfe. As MARIPOSAS, geralmente, voam à noite e é comum que tenham cores escuras, não brilhantes e atraentes, embora haja exceções. As antenas são filiformes (em forma de fio) ou plumosas (em forma de pena). Quando em repouso, as mariposas mantém as asas estendidas horizontalmente para os lados. Em muitas espécies de Lepdópteros, as cores das asas dos machos são diferentes das fêmeas e assim é possível saber quem é quem
Outra curiosidade sobre esses insetos é que o aparelho bucal se chama espirotromba , que parece um canudinho enrolado e serve para sugar o nectar das flores. Agora que você já conhece um pouco mais sobre as borboletas e mariposas será que consegue diferenciá-las?

A Margarida não é uma flor ????

Quando olhamos uma Margarida estamos olhando uma só flor ou um conjunto de flores ( uma Inflorescência) ?
Vamos começar entendendo o que é uma Inflorescência. Esse nome é dado a um grupo de flores ou qualquer sistema de ramificação terminando em flores.
A Margarida é da mesma família do Girassol, do Crisântemo, do Malmequer ,… é a Família Asteraceae. O nome científico da Margarida é Leucanthemum vulgare e se a gente se der ao trabalho de olhar bem de perto o centro amarelo desta flor verá que é formada por muitas flores bem pequenas. Por isso a Margarida é uma Inflorescência chamada de Capítulo (Nada a ver com o capítulo de seu livro!). Capítulo é o nome dado ao tipo de inflorescência em que as flores estão muito próximas de si e inseridas em um eixo comum ( como a nossa margarida), existem também outros tipos de inflorescência.
Desta forma, quando for dar uma Margarida para alguém, poderá dizer que está dando um buquê de flores ( pelo menos botanicamente!). Mas, e as pétalas brancas? São o quê ? São as Brácteas da Flor ( brácteas, não bactérias!). As Brácteas são folhas modificadas que em cima aparece a Flor, são aquelas folhas mínimas embaixo da Flor. Na margarida as flores são hermafroditas – cada flor tem o órgão masculino e feminino- mas geralmente, nestes casos, o ógão masculino amadurece primeiro que o feminino. Evitando assim a auto-fecundação ( o pólen da flor fertilizar a parte femina da mesma flor ou de outra flor na mesma planta) e assim aumentar a diversidade genética. Já que a troca de pólen entre duas plantas diferentes vai fazer com que o material genético de um espécime migre para o outro.
Viu como essa florzinha esconde tantos segredos ?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prepare seu equipamento de mergulho e vamos lá!

Como o próprio subtítulo nos sugere, vamos dar um mergulho por esse mundo submarino que nos encanta tanto. Oceano, lugar onde muitos cientistas acreditam que tenha se iniciado a vida. Este abriga uma gigantesca variedade de seres, desde as minúsculas bactérias até as enormes baleias. Aqueles, que já mergulharam alguma vez, irão carregar esta rica experiência por toda vida, o que é um sonho de todo futuro biólogo (a), assim como eu ;D .